Com a presença de três brasileiros nas 6 Horas de Fuji, o Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC cumpre neste final de semana a sexta e penúltima etapa da temporada, com transmissão do Bandsports.
Correndo em casa, a Toyota pretende manter a liderança entre os superprotótipos da Hypercar, a principal das três divisões da categoria, enquanto a desafiante Ferrari quer levar a definição para o fechamento do calendário em novembro no Bahrein. Vinte e seis pontos separam as duas marcas, com 65 ainda em jogo.
O Brasil estará representado na Hypercar por João Paulo de Oliveira, há quase duas décadas radicado no automobilismo japonês e escalado para emprestar essa longa experiência ao argentino Esteban Guerrieri e ao francês Tristan Vaultier no Vanwall Vandervell 680 da Floyd Vanwall Racing.
Dois outros nomes já bastante conhecidos do público estão inscritos na LMP2: Pietro Fittipaldi, que vem de vitória em Monza com a JOTA Sport e dividirá o cockpit com os dinamarqueses David Hansson e Oliver Rasmussen, e André Negrão, parceiro do mexicano Memo Rojas e do britânico Olli Caldwell no Oreca-Gibson da Alpine ELF Team.
Trinta e seis carros foram inscritos na prova – 12 na Hypercar, 11 na LMP2 e 13 na LMGTE Am, que completa o grid. O circuito de Fuji, construído aos pés de um dos principais cartões postais do Japão, é o mais curto entre todos que recebem o Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC.
Mede 4.563 metros de comprimento e tem na longa reta de 1,5 km a sua principal atração. Nesse ponto, os Hypercar deverão ultrapassar os 320 km de velocidade. Nada menos do que 41% da volta permite aos pilotos manter o pé cravado no acelerador.
As atividades de pista serão abertas na quinta-feira (pelo horário brasileiro) com a realização da primeira sessão de treinos livres.
A programação completa ficou assim:
Sexta-feira
03h30 – Treino Livre
22h20 – Treino Livre
Sábado
02h40 – Treino Classificatório
23h00 – Largada das 6 Horas de Fuji
Enquanto a 11ª temporada do FIA WEC começa a se aproximar de seu desfecho, a organização das 6 Horas de São Paulo – que marca a volta do Brasil ao Campeonato Mundial de Endurance – já trabalha com vistas à corrida de 14 de julho de 2024 no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). Na última semana, foi confirmada a abertura da venda dos ingressos para o próximo dia 1º de outubro.