A Acura venceu a etapa de Petit Le Mans em um final cheio de drama do IMSA SportsCar Championship, com o confronto entre Pipo Derani e Filipe Albuquerque decidindo o título a favor do brasileiro da Cadillac.
Tom Blomqvist, Colin Braun e Helio Castroneves da Meyer Shank Racing venceram a corrida em Road Atlanta, enquanto o Cadillac da Action Express Racing de Derani e Alexander Sims levou o campeonato, auxiliado por Jack Aitken.
O momento verdadeiramente polêmico da corrida veio com pouco mais de uma hora para o final, quando Albuquerque e Derani, em direção à Curva 1 se tocaram e Albuquerque parar em alta velocidade na parede de pneus.
O português foi levado ao centro médico e depois ao hospital. Mais tarde, ele foi liberado para voltar para casa. Os comissários revisaram a colisão, mas não tomaram nenhuma ação, apesar de Albuquerque estar claramente com o ‘nariz’ à frente de Derani.
“Infelizmente para Filipe, acho que ele fez uma manobra desesperada”, disse Derani ao Motorsport.com. “Ele vem tentando vencer este campeonato há alguns anos e realmente merece, é um piloto incrível.”
“Acho uma pena para ele, ele fez uma manobra desesperado ainda faltando uma hora. Ele tinha tempo suficiente para ser paciente e esperar um pouco e talvez usar o trânsito e ainda havia outro pit stop pela frente.”
“Ele apenas tentou uma manobra do lado de fora da Curva 1, que vimos no passado nunca funcionar; no ano passado os dois Ganassis bateram lá e acabaram ambos no muro. Simplesmente nunca funciona.
“Então, é uma pena para ele porque obviamente teríamos preferido lutar até o fim, mas é o que é e você toma suas decisões e às vezes compensa, às vezes não.”
Na corrida, Felipe Nasr, que correu ao lado de Matt Campbell e Josef Newgarden, chegou na quarta posição com Porsche. Augusto Farfus, que compete com Philipp Eng e Marco Wittmann no BMW foi o oitavo.
Felipe Fraga, que compete na LMP3 com Gar Robinson e Josh Burdon foi o 17º na geral, mas segundo em sua classe.
Daniel Serra foi o segundo colocado na GTD Pro, ao lado dos italianos Alessandro Pier Guidi e Davide Rigon.