Em uma reviravolta das mais dramáticas, o título da classe Sprint Challenge da Porsche Cup Brasil mudou de mãos algumas horas após o fim da prova deste domingo em Interlagos, na preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1.
O então campeão, Marcelo Tomasoni, acabou desclassificado da prova devido a um incidente com Antonella Bassani, que terminou com o título.
Aos 17 anos, Bassani faz história como a primeira mulher campeã da Porsche Cup Brasil logo em seu ano de estreia na categoria, tendo sido selecionada no começo do ano como o primeiro nome da Young Racing Academy, o novo programa de desenvolvimento de talentos da categoria.
Na corrida deste domingo, Bassani, que chegou à decisão em segundo no campeonato, largou da quinta posição, logo atrás de Tomasoni, o então líder da classe. A piloto catarinense optou por adotar a linha mais interna da reta principal e acabou sofrendo um toque do rival.
Antonella voltou aos boxes com um furo de pneu, mas a entrada do safety car devido a outro incidente permitiu seu retorno à pista. Pouco depois, Tomasoni foi forçado a abandonar com uma quebra de semieixo, o que aumentou as esperanças de Bassani. Mas ela também foi forçada a deixar a prova pouco depois.
Minutos após o fim da prova, a comunicação da Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou que Bassani havia protocolado uma reclamação desportiva contra Tomasoni, que foi acatada pelos comissários.
Por força do regulamento, a desclassificação de Tomasoni não pode ser computado nos descartes obrigatórios, diferentemente do zero de Antonella na prova. Com isso, Bassani salta à frente para conquistar o título da Sprint Challenge 2023.