A temporada 2024 da Stock Car Pro Series começa neste fim de semana com uma homenagem a um dos grandes nomes da história do automobilismo brasileiro. A etapa que marca o início do campeonato levará o nome de GP Wilson Fittipaldi Júnior, em tributo ao ex-piloto, idealizador e líder da única equipe brasileira da história da Fórmula 1, a Copersucar-Fittipaldi, e vice-campeão da Stock Car, em 1991.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), será o palco deste tributo em lembrança ao membro da família Fittipaldi que nos anos 60, 70 e 80, ao lado do irmão mais novo, Emerson, deu início a um movimento que encerrou uma fase menos profissional do esporte a motor do país. Wilsinho, ou Tigrão, como era conhecido nos autódromos, faleceu na última sexta-feira (23/03) em São Paulo, aos 80 anos.
Wilsinho deixa um enorme legado para o automobilismo brasileiro. Filho do ‘Barão’ Wilson Fittipaldi, um jornalista e incentivador do esporte que criou uma das mais importantes competições do automobilismo brasileiro, as Mil Milhas de Interlagos, realizadas até hoje.
Inteligente e irrequieto, Wilsinho desenvolveu o primeiro kart e promoveu a primeira corrida deste micro-monoposto no Brasil.
Depois de desenvolver vários carros de corrida no país, partiu para um projeto impensável para a época: a criação da Fittipaldi, a primeira e única equipe baseada fora da Europa que disputou o Mundial de Fórmula 1 entre 1975 e 1982. Além de Emerson, outros pilotos do país também representaram o time, como Ingo Hoffmann e Chico Serra, que depois se tornaram ícones da Stock Car. Filho de Wilsinho, Christian Fittipaldi também competiu na principal categoria brasileira, entre 2005 e 2006.