O jovem talento brasileiro Matheus Ferreira assina com a Van Amersfoort Racing e deve competir com a equipe holandesa no Campeonato Italiano de F4 de 2023. Ferreira foi recentemente anunciado como parte da formação de pilotos da Alpine Academy Driver de 2023, um forte indicador do potencial do jovem piloto.
Como muitos pilotos fizeram antes dele, o brasileiro, agora com 16 anos, começou sua carreira no automobilismo ainda jovem. Matheus andou de kart pela primeira vez em 2017, mas não perdeu tempo para se destacar no cenário nacional do kart.
Em 2019, Matheus mudou-se para o kart europeu, adaptando-se desde o início e apresentando um forte desempenho. Depois do título nacional de karting no Brasil, os primeiros sucessos europeus de Ferreira aconteceram em 21, quando o jovem sul-americano sagrou-se vice-campeão OK-Junior no Campeonato Europeu de Karting da FIA e na WSK Super Master Series.
Suas performances não passaram despercebidas quando Ferreira ingressou no prestigiado programa júnior da Alpine F1 como piloto afiliado da Alpine Academy em 2022.
Recentemente, Matheus foi promovido a piloto da Alpine Academy, o que veio junto com o anúncio de que ele faria sua estreia em monolugares com a Van Amersfoort Racing em 2023.
Ferreira faz sua estreia na F4 em um, senão o campeonato mais competitivo, o campeonato italiano Fórmula 4. A temporada começa no final de abril em Imola, abrangendo um total de sete pistas diferentes em três países diferentes. O final da temporada acontece no final de outubro no circuito de Vallelunga, na Itália.
“Para mim, este é o maior passo na minha carreira até agora e estou feliz por fazer isso junto com a Van Amersfoort Racing” diz Ferreira. Ele continua: “Estou extremamente grato pela confiança que a Alpine Academy e o VAR depositaram em mim. Ter o apoio de equipes tão renomadas me dá muita confiança e me motiva ainda mais a trabalhar o máximo possível. Com certeza a mudança para monolugares vem com desafios, mas estou muito ansioso para aprender. Saltar direto para o campeonato de F4 mais competitivo certamente vai me ajudar a progredir em ritmo acelerado e estou ansioso por bons resultados!”
Rob Niessink, CEO do VAR comenta: ''Matheus é um talento para ficar de olho. Tê-lo a bordo para o campeonato italiano de F4 em 23 é emocionante para toda a equipe. Estamos todos realmente ansiosos para vê-lo crescer nas corridas de monolugares, mesmo que não seja fácil o tempo todo. A equipe está bem preparada para dar a Matheus todo o suporte necessário para ajudá-lo a atingir todo o seu potencial e estamos prontos para começar!''