Depois de vencer a Fórmula 2 no ano passado, com Felipe Drugovich, o Brasil está muito próximo de ter mais um campeão nas categorias de base da Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, líder com sobras da Fórmula 3 2023, conta os dias para celebrar a conquista e pode assegurar a taça ainda na sexta-feira (1º), antes mesmo das duas disputas do fim de semana na Itália.
Em uma etapa de Fórmula 3, o máximo que um piloto pode somar é 39 pontos — 25 pela vitória na corrida principal, 10 pelo triunfo na sprint, dois pela pole e um em cada uma das duas voltas mais rápidas do fim de semana. No momento, apenas dois competidores podem ameaçar a conquista do brasileiro: Paul Aron e Josep María Martí.
Com 38 pontos de frente para o vice Aron [106] e 39 para Martí [105], Bortoleto vê seus rivais precisando de um fim de semana perfeito para sonharem com o título. Com isso, se nenhum deles conquistar a pole na sexta, o brasileiro será automaticamente declarado campeão, mesmo que não some pontos ao longo das duas provas.
No caso de uma pole para Aron, por outro lado, Gabriel precisaria somar dois pontos na sprint para garantir o título ainda no sábado. Neste caso, independentemente do resultado do rival, o brasileiro não poderia ser alcançado, já que Paul pode chegar ao domingo com, no máximo, 119 tentos. Assim, Bortoleto teria 27 de folga, e o dia derradeiro do fim de semana oferece apenas 26 [25 pela vitória e 1 pela volta mais rápida da corrida principal].
Em relação a Martí, a situação é ainda mais simples. No caso de uma pole do espanhol na sexta, Gabriel precisaria de um único ponto na sprint. O brasileiro chegaria a 145, o que o deixaria com, no mínimo, 27 pontos de vantagem em relação ao rival — mesmo que ‘Pepe’ tenha um sábado perfeito em Monza.
No pior dos cenários, contabilizando uma pole de Aron na sexta seguido por um dia perfeito no sábado — com vitória e volta mais rápida —, aliado a um abandono do brasileiro, Bortoleto chegaria à corrida principal precisando de apenas dois pontos para garantir a taça. Caso Gabriel abandone novamente, Aron ainda precisaria vencer e anotar o giro mais rápido para terminar a temporada um tento à frente.