O ano de 2024 será especial para a Porsche Cup. A partir deste fim de semana, em Goiânia, a categoria inicia as celebrações da 20ª temporada de sua história, indo de um campeonato que iniciou suas atividades dentro da programação do Paulista de Automobilismo para se tornar uma das principais do esporte a motor nacional.
Ao longo desse período, a categoria vem se consolidando no cenário, tanto dentro quanto fora das pistas, e promete um 2024 ainda maior.
Em entrevista ao Motorsport.com no paddock de Goiânia, o CEO da categoria, Dener Pires, analisou a evolução da Porsche nesse período.
“Eu vejo com bastante sucesso. Antigamente a gente tinha dois, três boxes no Paulista, hoje a gente usa todos os boxes e mais, toda a parte de trás com uma outra categoria ainda. Eu vejo uma boa evolução, não só na quantidade, mas também na qualidade: a qualidade de entrega, com os patrocinadores e convidados, do show, bem como também a qualidade técnica que evoluiu bastante, o que se reflete na qualidade esportiva”.
“Então, eu estou super feliz. Agora tivemos a corrida da Trophy, que são pilotos que estão começando no automobilismo. E já deu para ver que tem um game ali legal, que dali vai ter gente que vai subir para as outras categorias. Cada vez mais estamos buscando talentos que estavam parados, ou que nem imaginavam correr, dando uma oportunidade para todo mundo”.
Pires destacou ainda a visibilidade que a Porsche Cup traz para seus pilotos, destacando casos como o do atual campeão da Carrera Cup, Nicolas Costa, que fechou um acordo para defender a McLaren no Campeonato mundial de Endurance, o WEC.
“[O Nicolas] teve uma campanha muito boa no ano passado aqui, eu fico feliz que ele está competindo no Campeonato Mundial de Endurance, mas não é só ele, por exemplo, o Marçal Müller fez corridas com o Carrera Cup da Itália no ano passado. Miguel Paludo sempre está fazendo corridas na NASCAR e mais”.
“Então acho que o nosso campeonato, além de tudo, dá uma boa visibilidade aos pilotos. É uma plataforma para mostrar ao mundo o nosso trabalho”.
Pires fechou falando sobre o que os fãs podem aguardar ao longo da temporada de número 20 da história da categoria.
“Vai ser uma temporada super especial. Já começa pelo calendário com três provas internacionais, voltando para o Estoril, em Portugal que é um lugar que a gente tem uma tradição, onde somos muito bem recebidos”.
“A Argentina também. É um país e um autódromo super especial. Eu acho que podemos esperar bastante competividade e ainda mais carros do grid. Eu acredito que, na próxima etapa, a Carrera Cup vai chegar ou passar dos 30 carros. Isso mostra a boa evolução da categoria”.