Andre Lotterer anunciou que deixará a Fórmula E depois de encerrar seu vínculo com a equipe Andretti Autosport após uma temporada decepcionante em 2023. A saída, por outro lado, aumenta ainda mais os rumores de uma possível ida do brasileiro Felipe Drugovich à categoria como companheiro do atual campeão Jake Dennis.
O piloto alemão de 41 anos publicou uma declaração nas mídias sociais confirmando que se concentrará exclusivamente em seus compromissos com a Porsche no Campeonato Mundial de Endurance em 2024. Com isso, ele encerra um período de seis temporadas na Fórmula E que começou quando ele se juntou à Techeetah para a temporada 2017/18, além de mais de duas décadas correndo em monopostos.
Durante esse tempo, Lotterer ganhou o título da Fórmula Nippon em 2011 e fez uma única largada na Fórmula 1 pela Caterham em Spa em 2014.
"Chegou a hora de encerrar um capítulo de 26 anos de corridas de monopostos", diz o comunicado. "Decidi não correr mais no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA para me concentrar totalmente em meu desafio com a Porsche de vencer as 24 Horas de Le Mans pela quarta vez e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA."
"Foi uma grande experiência correr na Fórmula BMW, Fórmula Renault, Fórmula 3, Champ Car, Fórmula Nippon/Super Fórmula, Fórmula 1 e, finalmente, na família da Fórmula E, à qual me juntei no início da quarta temporada, em 2017."
"Gostaria de agradecer pessoalmente ao [cofundador da série] Alejandro Agag, sua equipe e a FIA pela criação da Fórmula E. Foi uma jornada fantástica e vocês mudaram muitas de nossas vidas. A Fórmula E tem sido o campeonato mais desafiador e divertido em que já competi!"
"Estou extremamente grato e orgulhoso por ter corrido na Fórmula E, promovendo todas as tecnologias sustentáveis e por ter conhecido as pessoas incríveis deste paddock, algumas das quais se tornaram meus melhores amigos hoje."
A notícia da saída de Lotterer da Fórmula E vem depois de uma temporada tumultuada, que resultou em um modesto 18º lugar na classificação e tendo um quarto lugar como melhor resultado, na corrida de abertura na Cidade do México. Sua última aparição na zona de pontuação foi na primeira prova em Berlim, quando cruzou a linha de chegada em oitavo.
Suas dificuldades foram ainda mais destacadas pela performance do companheiro de equipe Jake Dennis, que conquistou 11 pódios, incluindo duas vitórias, e o título.
Depois de duas temporadas pela Techeetah, Lotterer se juntou à Porsche na Fórmula E em 2019/20, antes de passar para Andretti em 2022/23, conciliando com uma temporada completa do WEC com a marca alemã. O alemão foi forçado a não participar do E-Prix de Jacarta em junho devido a um conflito com o dia de testes de Le Mans, e David Beckmann o substituiu naquela ocasião.
Em suas seis temporadas na série totalmente elétrica, Lotterer acumulou sete segundos lugares, mas não conseguiu conquistar uma vitória. Seu melhor resultado no campeonato foi o oitavo lugar, alcançado nas três primeiras temporadas.
A Andretti ainda não anunciou quem substituirá Lotterer na temporada 2023/24, mas os rumores indicam que Felipe Drugovich é um dos nomes mais fortes para ocupar a vaga aberta. O brasileiro é visto como uma das peças mais importantes na dança das cadeiras da categoria, uma vez que sua chegada pode mudar o destino de alguns pilotos.
Vale lembrar que nesta temporada, Drugovich fez dois testes com a Maserati, nas etapas de Berlim e Roma, liderando ambos e deixando uma boa impressão para as equipes.