A Disney+ confirmou nesta segunda-feira (16) que a série Brawn: The Impossible Formula 1 Story (Brawn: A história impossível da Fórmula 1), sobre a equipe campeã da temporada 2009 da Fórmula 1 será lançada no próximo dia 15 de novembro.
Apresentada pelo ator Keanu Reeves, a série documental de quatro episódios contará a história improvável da Brawn GP, desde o momento em que Ross Brawn salvou a equipe Honda da falência após a saída da montadora da F1 até a conquista dos títulos de pilotos e construtores de 2009.
A série traz entrevistas com os principais nomes deste projeto, incluindo Brawn, os pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello, o diretor técnico Nick Fry e o chefe da Red Bull Christian Horner, já que o time austríaco foi o principal desafiante da Brawn em 2009.
A Disney ainda promete imagens de bastidores e acesso aos arquivos da F1, com materiais "nunca antes visto". Reeves apresenta o documentário além de atuar como produtor executivo.
A série é produzida pela North One, com roteiro de Simon Hammerson e direção de Daryl Goodrich, que foi o responsável pelo aclamado documentário de 2017 Ferrari: Race to Immortality (Ferrari: Corrida para a Imortalidade).
A série de quatro episódios conta uma das grandes 'histórias de Cinderela' da F1, iniciada com a tentativa da Honda de vencer sua equipe em 2008. Sem encontrar uma proposta que lhe agradasse, a marca japonesa havia decidido encerrar o projeto, quando Brawn assumiu a estrutura, comprando a sede de Brackley por apenas uma libra.
Para 2009, Brawn fechou um acordo com a Mercedes pelo fornecimento de motores e, mesmo com a equipe mal tendo verbas, o RA109 que a Honda já havia projetado para o novo regulamento de 2009 se mostrou um foguete.
Com o design inovador do difusor duplo, o carro branco, sem pinturas ou patrocínios, renomeado Brawn GP BGP001 foi direto para o topo da tabela quando deu as caras na pré-temporada.
Button e Barrichello conquistaram com folga uma dobradinha na abertura da temporada, com o britânico vencendo seis das sete primeiras corridas do ano, abrindo o caminho para um improvável título em 2009, conquistado na penúltima etapa da temporada, no Brasil.
Em novembro de 2009, a Mercedes comprou a equipe para uma entrada oficial em 2010, abrindo o caminho para um dos maiores domínios da história da F1 a partir de 2014, com sete títulos de pilotos consecutivos entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg e oito de construtores.