A quinta-feira (09) começou com uma grande notícia para o esporte a motor do Brasil. O piloto de rali Lucas Moraes foi anunciado como o mais novo piloto da elite do programa Toyota Gazoo Racing, visando as principais competições da fabricante japonesa, como o Dakar.
O piloto faz parte da quarta geração da família Ermírio de Moraes, herdeiro do Grupo Votorantim, Lucas ‘desbancou’ nada menos que Nasser Al-Attiyah, pentacampeão do Dakar e uma das lendas do rali off-road, além de príncipe do Catar, herdeiro ao reino catari.
Moraes assombrou o mundo ao conquistar um pódio já em sua estreia no Dakar em 2023, apontado por muitos como um ilustre desconhecido, mas no Brasil ele se destaca há um bom tempo. O piloto de 33 anos de idade é bicampeão Rally dos Sertões, triunfando pela primeira vez em 2019, sendo o mais jovem a conquistar o feito.
Mas não só no maior rali do continente Moraes ganhou destaque antes de chegar ao seu primeiro Dakar e à elite do esporte.
Ele também conquistou duas vezes a Mitsubishi Cup e venceu três vezes o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country – a mesma modalidade do Dakar.
Com grandes resultados, sua ida para fora do Brasil foi mais do que natural. Já em 2021, Moraes brilhou no Baja Portalegre 500, em Portugal, ficando no terceiro lugar. Em 2022, o piloto também se destacou Baja Aragón (Espanha), também com um terceiro lugar, atrás apenas Al-Attiyah, e de Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita), campeão mundial de Rally Cross-Country de 2022.
Para ganhar experiência nos desertos antes do Dakar 2023, Moraes participou da última etapa da Copa do Mundo FIA de Baja, em Dubai. Lá ele terminou da segunda posição entre os carros, apenas 1min07s atrás de Al-Rajhi – seu companheiro de equipe na Overdrive, que sacramentou seu título mundial na ocasião.