O ano de 2023 no cenário do esporte a motor brasileiro foi impulsionado pela criação da NASCAR Brasil Sprint Race, que realiza com sucesso o seu campeonato de estreia nesta temporada depois da junção de forças entre a antiga GT Sprint Race e a categoria mais popular dos Estados Unidos.
Além disso, a marca norte-americana também viu um aumento na audiência brasileira da Cup Series, sua principal atração nos Estados Unidos, de modo que a competição cogita realizar uma prova internacional do torneio no Brasil. A informação é de Adam Stern, do Sports Business Jornal.
“Gosto de dizer às pessoas que não acho que seja coincidência termos colocado uma categoria lá e termos visto um aumento no interesse [pela Cup Series]”, afirmou à reportagem o Vice-Presidente Internacional da NASCAR, Chad Seigler.
Com isso, o Brasil está agora na lista de possíveis destinos da Cup Series, que busca se internacionalizar. Questionado sobre se o País é um bom candidato para receber o principal campeonato da NASCAR, o dirigente não mediu palavras.
“Um lugar lógico para olharmos é aquele onde já temos presença, como o Brasil – sua cultura [de automobilismo] é muito forte, semelhante à Europa, no sentido de que há uma forte paixão pelas corridas ao estilo americano", ponderou Chad.
"Sem dúvida, o Brasil é um mercado para o qual se olha de forma muito agressiva", destacou o Vice-Presidente Internacional da NASCAR ao Sports Business Jornal, que reporta ainda que a marca norte-americana cogita expandir seu mercado para a Índia e o Oriente Médio.
De acordo com a publicação, "um dos objetivos do grupo de Seigler é eventualmente criar uma Liga dos Campeões" da organização, em evento que juntaria os melhores pilotos da NASCAR Euro Series contra destaques dos outros campeonatos chancelados pela marca: Brasil, México e Canadá.
Segundo o veículo jornalístico dos Estados Unidos, "Seigler disse que tal empreendimento ainda está em estágios iniciais, incluindo o tipo de carro de corrida que faria mais sentido para a competição".