A Fórmula 1 confirmou nesta sexta-feira que o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, permanecerá no calendário até 2025, após assinarem uma extensão contratual de um ano com os promotores da corrida.
A corrida na Bélgica, há um certo tempo, tem sido considerada potencialmente vulnerável, já que cada vez mais a categoria tem adicionado eventos lucrativos ao cronograma. Além disso, o desastre de 2021, quando a corrida foi encerrada com bandeira vermelha após algumas voltas atrás do safety car por conta do clima, também colocou a permanência do local em 'xeque'.
No entanto, o interesse criado pelo tricampeão Max Verstappen continuou a levar mais público em Spa, apesar do enorme sucesso do evento vizinho, na Holanda. Ajudado pela capacidade extra das arquibancadas, o público do fim de semana da corrida de 2023 foi de 380.000 pessoas, um aumento de 20.000 em relação à edição anterior.
A corrida deste ano foi transferida da data tradicional, agosto, para julho e o evento de 2024 também será realizado nesse mesmo mês. Ao fazer o anúncio, a F1 destacou que o local havia passado por grandes atualizações, acrescentando que Spa também havia melhorado as opções em termos de entretenimento oferecido.
A organização enfatizou que Spa "passou por um desenvolvimento significativo de sua infraestrutura nos últimos anos, o que inclui um aumento de capacidade de 10.000 no circuito com a adição de duas novas arquibancadas, além de oferecer uma variedade maior de entretenimento para os fãs durante o fim de semana, incluindo a adição de shows de música ao vivo".
O CEO da F1, Stefano Domenicali, deixou claro que Spa continua sendo um evento importante no calendário, dando a entender também que a segurança continua sendo uma prioridade.
"Spa é sinônimo de F1, tendo sido um dos circuitos da nossa primeira temporada, e é muito amado por fãs e pilotos", disse ele. "Portanto, estou muito feliz em estender nosso relacionamento com eles até 2025."
"O promotor deu grandes passos nos últimos anos para melhorar a experiência dos fãs e a infraestrutura, e o trabalho está em andamento entre todas as partes interessadas, com um foco claro na realização de corridas seguras e emocionantes. Gostaria de agradecer ao promotor e ao governo da Valônia por seu apoio contínuo."