O chefe da McLaren na Fórmula 1, Andrea Stella, teceu elogios ao novo membro da academia de pilotos da equipe de Woking e campeão da Fórmula 3 neste ano, o brasileiro Gabriel Bortoleto, alegando que ele tem um "talento empolgante".
A equipe anunciou recentemente que o brasileiro – que completou 19 anos no fim de semana passado – foi integrado ao programa, que é supervisionado pelo pentacampeão de Le Mans e ex-piloto de F1 Emanuele Pirro.
Embora a McLaren tenha se envolvido com muitos jovens pilotos ao longo dos anos, incluindo Lewis Hamilton e Lando Norris, a atual iniciativa foi lançada oficialmente em abril. Junto com Bortoleto, a lista do esquadrão papaia inclui o piloto da IndyCar Pato O’Ward, o recente contratado reserva e protegido da Toyota, Ryo Hirakawa, e o vice-campeão italiano de F4, Ugo Ugochukwu.
Bortoleto conquistou o título de F3 em sua temporada de estreia com a Trident - e triunfou duas vezes no início da temporada.
“Estamos acompanhando Gabriel há algum tempo”, disse Stella quando questionado pelo Motorsport.com sobre a última contratação da equipe. “Estamos construindo este programa de Desenvolvimento de Pilotos, que na verdade é bastante novo. Começamos há apenas alguns meses. Então estamos preenchendo o programa com os talentos mais interessantes e definitivamente pensamos que Bortoleto era um deles."
“A orientação é dada pelo Emanuele Pirro, como sabem, e o Emanuele prepara, fundamentalmente, os principais aspectos de desenvolvimento que são relevantes para nós. Esses caras vão competir nas categorias juniores. Portanto, o nosso envolvimento é mais um apoio em vez de um envolvimento direto.”
Stella enfatizou que a lista do MDD não será estendida muito além do seu nível atual.
“Estamos realmente muito entusiasmados por termos esta nova entrada no nosso programa”, disse ele. “E o programa em si manterá a característica de ser limitado em termos de pilotos que farão parte dele, isso é algo que posso confirmar.”
Pirro, que desistiu de seu papel como comissário da FIA para assumir o cargo na McLaren, também está confiante de que Bortoleto é um talento impressionante.
“Eu o conheço bem desde o início de sua carreira no automobilismo e ele tem tudo o que é necessário dentro e fora das pistas para ser uma estrela”, disse ele. “Ele também se encaixa muito bem com a cultura da nossa equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a desenvolver sua carreira no automobilismo.”
Além de contratar Bortoleto, a McLaren assumiu a opção de um ano para Brando Badoer, que terminou em sexto na série italiana de F4 deste ano. Ele é filho do ex-piloto de F1 da Minardi e da Ferrari, Luca Badoer.