Os meio-fios da curva 2 de Suzuka serão pintados de preto e amarelo no GP do Japão de Fórmula 1 que acontece neste fim de semana, em apoio ao mais recente projeto de biodiversidade de Sebastian Vettel.
O tetracampeão mundial viajou para o palco da corrida deste domingo para ajudar a lançar sua campanha "Buzzin' Corner", que faz parte do seu esforço para aumentar a conscientização sobre o clima e a biodiversidade. Além de Suzuka repintar os meios-fios da Curva 2 com as cores das abelhas para mostrar apoio ao plano de Vettel, 11 hotéis de insetos foram erguidos - eles ficarão em uma área na parte interna da longa seção de abertura da pista.
Em uma publicação no Instagram em seu canal na quarta-feira, o alemão disse que a escolha das cores para seu projeto foi deliberada, pois a abelha era um bom ícone para aumentar a conscientização do público.
"Todos nós sabemos que um inseto é muito famoso", disse ele. "A abelha é amarela e preta e é a embaixadora perfeita para nós nesse projeto. A ideia é destacar a importância da biodiversidade, pois ela não representa apenas a abelha, mas todos os outros insetos. Portanto, usamos a abelha como nossa embaixadora e ela nos ajudará a enfatizar essa mensagem muito poderosa".
Vettel convidou todos os pilotos e chefes de equipe da F1 para um lançamento especial do projeto, que ocorrerá em Suzuka na tarde de quinta-feira. Depois de passar os últimos dias ajudando a construir os hotéis para insetos, Vettel disse: "É muito empolgante e o projeto envolveu muito trabalho e paixão e é ótimo ter todos vocês a bordo."
"É bom estar de volta a Suzuka e esperamos que este seja apenas o começo de uma iniciativa e de projetos em todo o mundo que levem a mais meios-fios amarelos e pretos nas pistas de corrida e a mais habitat e espaço para os insetos."
Ele acrescentou: "Temos que celebrar a variedade, não apenas nos seres humanos, mas também na natureza, e temos que protegê-la. Isso é muito importante para mim e é isso que quero enfatizar aqui e conscientizar agora."
Vettel se aposentou da F1 no final do ano passado, tendo passado seus últimos anos na F1 se esforçando para aumentar a conscientização sobre o meio ambiente.