Em meio à perda de terreno para a McLaren na briga pelo quarto lugar entre os construtores da Fórmula 1 2023, a Aston Martin terá uma importante atualização no assoalho para a disputa do GP dos Estados Unidos, em Austin.
Com isso, a equipe britânica de Silverstone se junta à Mercedes como um dos times com novidades na peça para a etapa realizada no Circuito das Américas -- o evento, aliás, terá a disputa de mais uma sprint, assim como no Catar, fim de semana retrasado.
No Texas, portanto, o AMR23 do astro espanhol Fernando Alonso terá novas soluções técnicas na parte inferior, bem como no trecho frontal, conforme explica o Motorsport.com.
Entre os destaques novos, um design diferente de bargeboard, que funciona como um desviador de fluxo no assoalho. O desenho de Austin deve ser mais semelhante ao que se vê nos carros de Red Bull, Ferrari e McLaren, a fim de melhorar a gestão da turbulência.
Com isso, o monoposto deve ter maior eficiência aerodinâmica em geral, objetivo que obviamente está por trás das atualizações para o Circuito das Américas (COTA, na sigla em inglês), mas que também está nas preocupações da Aston Martin para 2024.
Neste sentido, os principais quadros técnicos da escuderia verde, Dan Fallows e Luca Furbatto, estarão de olho nos resultados aerodinâmicos obtidos na etapa nos Estados Unidos. Ainda que o cronograma texano tenha só um treino livre por causa da sprint...
Aliás, a opção da Aston por já introduzir as atualizações no AMR23 em Austin -- e não no GP do México, na semana seguinte, quando há três treinos livres -- mostra a urgência com que o time busca uma reação, com o objetivo de terminar 2023 à frente da McLaren.