Bianca Bustamante ingressou hoje no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, tornando-se a primeira mulher a se inscrever no programa de desenvolvimento da equipe. Bianca também representará a McLaren ao usar a pintura da equipe em seu carro de corrida da F1 Academy para a temporada de 2024.
Bianca, de 18 anos, das Filipinas, é um talento feminino promissor no automobilismo que está envolvida em corridas desde os cinco anos de idade, vencendo vários campeonatos de kart em toda a Ásia.
Até agora, em sua carreira em monopostos, Bianca competiu na Série W, no Campeonato dos Emirados Árabes Unidos de Fórmula 4, na Fórmula 4 italiana, na USF Juniors e, mais recentemente, na temporada 2023 da F1 Academy. Ela tem duas vitórias e dois pódios nesta temporada rumo à rodada final da série de 2023 no Grande Prêmio dos Estados Unidos em Austin.
O envolvimento de Bianca no programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, liderado por Emanuele Pirro, fará com que ela se junte ao hall de talentos da equipe, que tem o objetivo abrangente de ajudar os pilotos a progredirem em direção à Fórmula 1, IndyCar e Fórmula E.
A Cisco se tornará parceira principal oficial do programa McLaren F1 Academy. A Cisco é líder em redes corporativas, colaboração de vídeo e tecnologia de segurança, e é parceira oficial da equipe de Fórmula 1 da McLaren desde 2021. A parceria da F1 Academy se baseia na colaboração de 60 bolsistas da Cisco com a McLaren, uma iniciativa que apoia mulheres em carreiras STEM . Como parte da parceria plurianual, a marca Cisco estará representada no carro de corrida, no macacão e no kit da equipe de Bianca Bustamante.
Bianca representará a McLaren na temporada 2024 da F1 Academy, correndo pela ART Grand Prix.
Emanuele Pirro, Diretor de Desenvolvimento de Pilotos de Corrida da McLaren, disse:
“Estou satisfeito que Bianca esteja se juntando ao nosso programa de Desenvolvimento de Pilotos. Ela é um jovem talento promissor que tem uma ética de trabalho brilhante e está intimamente alinhada aos valores da nossa equipe. Estou ansioso para trabalhar com Bianca em seu desenvolvimento como piloto de corrida. Também estamos entusiasmados por Bianca representar a equipe na série F1 Academy e estamos ansiosos para vê-la correr na papaya em 2024.”
Andrea Stella, chefe da equipe McLaren F1, disse:
“A equipe está muito feliz por Bianca se juntar a nós e pela McLaren estar envolvida na F1 Academy. É um princípio fundamental nosso ser uma equipe diversificada e inclusiva, por isso estamos satisfeitos por estarmos tão envolvidos no trabalho da Fórmula 1 no importante tema de melhorar a diversidade de gênero no automobilismo. Também esperamos ver Bianca crescer e progredir no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren Racing sob a orientação de Emanuele.”
Bianca Bustamante, piloto da F1 Academy e McLaren disse:
“Este é um momento tão irreal na minha carreira, assinar com a McLaren e a ART Grand Prix está muito além de tudo que eu poderia imaginar crescendo correndo de kart nas Filipinas. Fico emocionada, pois a história e o legado ligado a esta equipe me deixa verdadeiramente sem palavras.
“Estou muito grata por esta oportunidade, pois acredito que agora tenho a melhor estrutura de desenvolvimento possível ao meu redor para dar o próximo passo em minha carreira, e por isso estou muito grato. 2023 foi tudo para melhorar minha pilotagem, o que demonstrei em várias corridas este ano, mas em 2024 meu objetivo é estabelecer consistência e melhorar minha força mental para lutar pelo título na próxima temporada da F1 Academy.
“Por enquanto, meu foco é terminar a temporada da F1 Academy com força aqui em Austin, mas começaremos a trabalhar imediatamente na temporada de 2024. Nunca estive tão motivado em minha vida! Um grande obrigado a Susie Wolff e à equipe da F1 Academy por lutar tanto por nós, meninas, e por nos dar esta oportunidade de sermos o melhor que podemos ser. Agradecimentos adicionais a Zak Brown, Andrea Stella, Emanuele Pirro, Sebastian Philippe, meus patrocinadores e todos os meus apoiadores por acreditarem em mim e tornarem tudo isso possível. Estou cheio de gratidão e prometo dar tudo de mim."
Carrie Palin, vice-presidente sênior e diretora de marketing da Cisco, disse:
“Estamos sempre buscando alinhar nossa marca com programas que promovam maior diversidade e se alinhem ao propósito da Cisco de impulsionar um futuro inclusivo para todos. O programa McLaren F1 Academy foi uma oportunidade natural para expandirmos nossa parceria com a McLaren Racing e apoiar Bianca enquanto ela se esforça para criar novas oportunidades para as mulheres no automobilismo. Estaremos torcendo por ela enquanto ela entra na pista e não temos dúvidas de que ela será uma inspiração para muitas ao redor do mundo.”