Lando Norris rebateu as sugestões de Fernando Alonso de que a McLaren está "excessivamente confiante" de que alcançará a Aston Martin no campeonato de construtores da temporada 2023 da Fórmula 1, alegando ser "bobagem".
Depois de garantir uma dobradinha no pódio no Japão, a equipe de Woking está agora 49 pontos atrás da Aston, quarta colocada na tabela, com Mercedes e Ferrari à na frente brigando pelo segundo lugar dos construtores uma vez que a Red Bull já se sarou campeã de equipes.
Até o GP da Espanha, em junho, a Aston Martin estava em segundo lugar na disputa entre os construtores, já que era consistentemente a adversária mais próxima do esquadrão de Milton Keynes durante o início do ano. A McLaren não pontuou até a terceira rodada, na Austrália, antes que a luta para ser a melhor do resto ficasse muito mais acirrada.
O time papaia entrou nessa briga depois de melhorar significativamente seu MCL60, enquanto o AMR23 da Aston perdeu seu bom rendimento. Depois de terminar em segundo lugar em Suzuka, Norris disse que "definitivamente" achava que sua equipe poderia alcançar a equipe de Alonso, já que antes ele "não achava que estava tão perto" e faltam seis corridas para o fim da temporada.
Quando perguntado sobre a posição de Norris na coletiva de imprensa pré GP do Catar deste fim de semana, Alonso reconheceu que a McLaren tem "o ímpeto, com certeza" e tem sido "bastante rápida" ultimamente, mas previu que a luta entre as duas equipes, além da Ferrari e da Mercedes, iria mudar novamente antes do fim de 2023.
"Todo fim de semana vemos altos e baixos para todos. Eles estavam muito fortes antes da pausa de agosto - na Áustria, em Silverstone", disse Alonso, que pilotou para a McLaren na polêmica temporada de 2007 e novamente entre 2015-18.
"Acho que os dois [Norris e seu companheiro de equipe Oscar Piastri] estiveram perto de subir ao pódio em Silverstone e, depois, em Zandvoort, nós estávamos no pódio e eles estavam com um pouco de dificuldade."
"Portanto, é bom que eles estejam confiantes demais. Vamos ver se conseguimos vencê-los em Abu Dhabi [a última corrida de 2023]."
Logo após a coletiva de imprensa no circuito de Losail, o Motorsport.com fez o comentário de Alonso a um Norris inicialmente incrédulo.
"Ele disse que estamos ficando muito confiantes? Quantos pontos recuperamos no último fim de semana? Muitos", respondeu Norris. "Mais de 20, eu acho [foram 33, com Aston conquistando quatro em Suzuka depois de não ter pontuado em Singapura, onde Norris também terminou em segundo].
"Portanto, a menos que a matemática dele esteja se deteriorando, o que definitivamente não está... Fernando é apenas Fernando - ele sempre vai dizer coisas. Ele sempre se faz parecer muito bom ou faz com que outras pessoas pareçam ruins. Ele é muito bom nisso."
"Mas não acho que estejamos confiantes demais de forma alguma. Acho que somos as últimas pessoas que já tiveram excesso de confiança para dizer alguma coisa. Especialmente eu."
"Achava que estávamos muito mais pontos atrás, então, para nós, estarmos 49 [atrás] com seis corridas ainda pela frente [e] dois carros com bom desempenho - eles lutam no momento para ter dois carros no Q3 [ou] no final da corrida - então eu diria que é bobagem ele pensar o contrário."
"Mas ele é um cara inteligente, não é bobo de forma alguma. Portanto, estou confiante de que podemos fazer isso, porque se conseguirmos mais P2s e P3s e outras coisas, então, sim, é claro que é possível."