Tudo fácil para Dennis Hauger na Australian Sprint Race na tarde de sábado. O norueguês, que largou da pole position devido à inversão dos dez primeiros no grid de largada, não cometeu erros no início da corrida e liderou a prova durante as 22 voltas. As únicas armadilhas que o esperavam eram a relargada a duas voltas do final após um longo safety car e a chuva fraca que caiu nas etapas finais, mas o piloto da MP Motorsport manteve a calma.
Primeiro pódio na Fórmula 2 para Jak Crawford, que largou na primeira linha ao lado de Hauger e cruzou a linha de chegada em segundo. O americano da Hitech foi o único que tentou preocupar o norueguês, porém nunca teve chance de realmente assumir a liderança. Mais uma vez Kush Maini (Campos) demonstrou toda a sua concretude com uma sólida terceira posição, enquanto Arthur Leclerc (DAMS) conseguiu um precioso quarto lugar.
Zane Maloney terminou em quinto com a Carlin, à frente de um bom Isack Hadjar: o francês da Hitech tinha sido penalizado por três posições por ter travado ontem Roman Staněk na qualificação, mas recuperou do décimo para o sexto lugar num circuito que, pelo menos esta corrida permitia poucas ultrapassagens. Os pilotos da Prema, Oliver Bearman e Frederik Vesti, terminaram em sétimo e oitavo, respectivamente, à frente de Roy Nissany (PHM Racing by Charouz) e Richard Verschoor (Van Amersfoort Racing).
A corrida de sábado reservou uma desagradável surpresa para Ayumu Iwasa: o japonês, autor da pole position no treino classificatório, sofreu um furo no início da segunda volta e foi obrigado a retornar imediatamente aos boxes. O porta-estandarte da DAMS tentou posteriormente a escolha dos pneus de chuva quando algumas gotas caíram na pista, para depois voltar aos compostos de seco e recuperar o 13º lugar graças ao carro de serviço que reuniu o grupo.
Pior foi para o proprietário Jack Doohan, que foi impedido por uma colisão de Juan Manuel Correa, embora já ocupasse as posições de baixo escalão. O australiano de Virtuosi foi o principal causador da intervenção do safety car: justamente por isso, o ART GP decidiu colocar pneus "de chuva" em Victor Martins (naquele momento lutando pelo quinto lugar) e em Théo Pourchaire, mas a aposta só serviu para fazer os dois franceses escorregarem para o fundo.
Fora de jogo antes mesmo de largar Ralph Boschung e Enzo Fittipaldi, que rodou ainda na volta saindo dos boxes. Os dois não alinharam no grid de largada e não participaram da corrida.
Sábado, 1º de abril de 2023, corrida 1
1 – Dennis Hauger – MP Motorsport – 22 voltas
2 – Jak Crawford – Hitech – 1”120
3 – Kush Maini – Campos – 1”716
4 – Arthur Leclerc – DAMS – 2”064
5 – Zane Maloney – Carlin – 2”447
6 – Isack Hadjar – Hitech – 2”842
7 – Oliver Bearman – Prema – 4”858
8 – Frederik Vesti – Prema – 5”299
9 – Roy Nissany – PHM de Charouz – 5”591
10 – Richard Verschoor – VAR – 5”759
11 – Clément Novalak – Trident – 6 ”417
12 – Amaury Cordeel – Virtuosi – 11”851
13 – Ayumu Iwasa – DAMS – 12”395
14 – Juan Manuel Correa – VAR – 16”816
15 – Victor Martins – ART – 36”640
16 – Roman Staněk – Trident – 37”222
17 – Jehan Daruvala – MP Motorsport – 41”076 Théo Pourchaire Brad Benavides
Abandonos:
Jack Doohan
Ralph Boschung
Enzo Fittipaldi