Matteo De Palo entrou na ponta dos pés no mundo das fórmulas e graças ao seu talento, aliado a uma gestão perfeita no seu crescimento competitivo, abriu caminho no variado mundo da Fórmula 4. Romano, 16 anos completou 8 anos hoje (8 de novembro), De Palo ocupa o quinto lugar do campeonato na difícil série espanhola, com uma prova ainda a ser disputada neste fim de semana em Montmelò.
Matteo não poderá atacar a quarta posição do amigo Valerio Rinicella, em plena corrida para ficar com o segundo lugar do campeonato, pois a diferença é muito grande, mas terá que se defender de Pedro Clerot que o segue na classificação. por apenas quatro pontos. Em qualquer caso, quer termine a temporada em quinto ou sexto, De Palo poderá orgulhar-se do segundo lugar no ranking reservado aos estreantes.
Na equipe Campos, o jovem Roman começou a temporada com força, no bom sentido... Na primeira rodada, aliás, venceu imediatamente a terceira corrida em Spa, após a qual, além de duas falhas nas duas primeiras corridas Navarra nunca mais saiu dos pontos. Das 18 corridas realizadas, terminou entre os 10 primeiros 16 vezes com quatro pódios (uma vitória, um segundo lugar, duas vezes terceiro), enquanto largou da pole na corrida 3 de Alcaniz e nas últimas nove partidas colocou-se em oito lugares. vezes entre os cinco primeiros do grid. Números importantes para De Palo, seguidos com atenção pelo Pro Racing de Cioci-Fisichella, que não pode passar despercebido.
A vitória obtida em Valência na Winter Series e a única participação de De Palo no campeonato italiano de F4, com a equipa francesa R-Ace, não devem ser esquecidas. Para ele foi a estreia absoluta num campeonato nacional, já que a etapa de Ímola antecedeu o início da temporada espanhola. Na qualificação ele imediatamente surpreendeu a todos ao obter o sexto tempo mais rápido, depois ficando em sétimo na corrida 2 e em oitavo na corrida 3. Para garantir que nada fosse perdido, ele também participou de dois eventos de F4 inglesa em circuitos certamente nada fáceis, como Snetterton e Thruxton com a equipe Argenti, uma peça a mais para seus treinos competitivos.
Matteo, entretanto, feliz aniversário. Por ser a sua primeira temporada em monolugares, tiro o chapéu...
"Foi uma excelente temporada na F4 espanhola. Adaptei-me imediatamente às corridas de monolugares, muito diferentes do kart. Não era um dado adquirido que iria acontecer." e consegui ser competitivo desde as primeiras corridas. Isso também graças ao trabalho da equipe Campos que me fez crescer muito como piloto."
Em que pontos em particular o trabalho da equipa do Valência o ajudou a amadurecer?
"Eu diria um pouco de tudo. A precisão na direção, a atenção a cada detalhe, mesmo o menor, o trabalho constante no simulador. Tudo isso eliminou minhas deficiências sendo um novato em fórmula. Uma coisa importante durante a temporada foi o feedback na pista do que estávamos preparando para o simulador".
Como você avalia o campeonato espanhol de F4?
“Acredito que a qualidade dos dez primeiros do campeonato é muito elevada. O nível foi decididamente elevado, um campeonato verdadeiramente difícil e educativo, com pistas bonitas e que permite crescer e preparar-se bem para o futuro.”
Você venceu em Spa, alcançou pódios em Alcaniz e Valência, nada mal
"Estou muito feliz com isso e também no Estoril poderia ter almejado os três primeiros, fui quarto no início da corrida 1, mas fiz um erro. Por alguma estupidez que cometi ao longo da temporada deixei alguns pontos pelo caminho, mas tudo bem, isso também nos ajuda a entender os erros e crescer."
Você vai repetir o F4 ou vai pular imediatamente para o Regional pela Alpine ou Eurocup-3?
“Provavelmente farei minha estreia no Regional by Alpine. Já tive alguns dias de testes, mas ainda não é definitivo. Em breve, acho que poderemos ter mais certezas.”