A Stock Car Pro Series acelera neste fim de semana com a última e decisiva etapa de uma empolgante temporada 2023. A Super Final BRB vai ser disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com sete pilotos candidatos ao título.
Mas apenas um deles, o líder do campeonato, Gabriel Casagrande, tem possibilidades de liquidar a fatura por uma corrida de antecipação no domingo (17/12).
Paranaense de 28 anos, Casagrande (A.Mattheis Vogel) chega à decisão do campeonato com 286 pontos, ou 16 de vantagem para seu concorrente mais próximo, o paulista e tricampeão Daniel Serra (Eurofarma RC), de 39 anos.
Daí em diante, os demais candidatos ao título reúnem possibilidades matemáticas de conquista: Felipe Fraga (Blau Motorsport), a 33 pontos de Casagrande; Thiago Camilo (Ipiranga Racing), 36 atrás do líder da tabela; Rafael Suzuki (Pole Motorsport), com 43 de déficit para a ponta do campeonato; Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), 47 atrás de Gabriel; e Ricardo Zonta (RCM Motorsport), a 49 a liderança.
A quantidade de pilotos capazes de lutar pelo título nesta Super Final BRB representa também uma alta gama de combinações de resultados que cada um necessita para levantar o Troféu dos Campeões no domingo. Apenas Casagrande depende das próprias forças para sair de São Paulo no topo da principal categoria do automobilismo nacional.
Calculadora na mão
Cada etapa da Stock Car Pro Series distribui 56 tentos na sua pontuação máxima: 30 pela vitória na Corrida 1; 24 pelo triunfo na segunda prova e outros dois de bonificação pela pole position.
A vantagem de 16 pontos para o segundo colocado no campeonato põe Casagrande diante da seguinte situação: o piloto precisaria abrir mais nove ao término da Corrida 1. Neste cenário, a diferença aumentaria para 25 pontos, com 24 ainda em jogo, de modo que Gabriel não seria mais alcançado.
Casagrande garantirá o título se repetir, por exemplo, a performance que exibiu em Interlagos na segunda etapa do campeonato, no mês de abril, quando marcou a pole position e ficou com a vitória na Corrida 1, desde que Daniel Serra cruze a linha de chegada de terceiro para baixo a primeira corrida da Super Final BRB.
Em contrapartida, foi justamente no autódromo paulistano que o paranaense enfrentou o seu momento mais difícil no campeonato, quando zerou nas duas corridas, em julho.
Gabriel ainda terá de enfrentar a ascensão de um concorrente que jamais deve ser descartado. No início da etapa de Cascavel, a penúltima do calendário, Serrinha era o quinto colocado no campeonato e tinha 230 pontos, 47 atrás de Casagrande.
Entretanto, o tricampeão somou nada menos que 40 tentos no Oeste do Paraná, foi o maior pontuador da rodada, ‘pegou o elevador’ e hoje é o piloto que mais tem chances matemáticas de superar a pontuação do piloto da A.Mattheis Vogel e terminar 2023 novamente como campeão da Stock Car.